Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Consciencialização da respiração

respiracao-torcao



Consciencialização da respiração

Pensamento Ióguico

O ioga é a jornada e o destino.

O tempo do ioga é um momento exclusivamente seu. Desligue telefones e abstraia-se do mundo. Acenda uma vela, por exemplo. Honre-se a si próprio e à luz que traz dentro de si. Quanto a energias exteriores, impossíveis de controlar, dedique-lhes uma oração ou cântico. Para aceder à tranquilidade interior, comece por deitar-se ou sentar-se. Serene a mente e, concentrando-se na respiração, concentre-se ao momento presente.

1 Deite-se sobre o seu lado esquerdo e flita os joelhos. Estenda os braços à frente do corpo e junte as palmas das mãos. Olhe para o polegar esquerdo e, inspirando, erga o braço direito até os dedos apontarem directamente para o tecto.

consciencializaçao da respiraçao 1

2 Expirando, estenda o braço para trás. Se os ombros estiverem descontraídos, as costas da mão tocarão no chão. Na inspiração seguinte, leve o braço até ao centro, seguindo o movimento com os olhos. Certifique-se de que não descai o ombro direito, e de que todo o braço se envolve no movimento. Expirando, junte as palmas das mãos. Repita seis vezes. Mal a respiração abrande e se torne regular, assim sucederá também com os movimentos. Sincronize-os com a respiração: os dedos devem apontar para o tecto no fim de cada inspiração; a abertura e regresso à base devem coincidir com o fim da expiração.

consciencializaçao da respiraçao 2

3 Quando abrir na sexta sequência, deixe as costas da mão repousar no chão. Mantenha esta posição e inspire profundamente 6 vezes. Encoste a parte direita da coluna ao chão e acentue a torção na cintura. Estique bem o braço direito e estique os ombros. Esta posição abre suavemente o tórax. Não apresse a inspirarão seguinte; ame-a surgir naturalmente. Permaneça tranquilamente deitado, a cada expiração mais leve e descontraído.

consciencializacao da respiraçao 3

4 Quando sentir vontade de repetir no lado direito, afaste bem os braços, e, inspirando, erga as pernas até ao centro, depois gire-as para o lado direito.

 .