Encontrar uma posição confortável para o pranaiama

figura dicaspranayama 20110705 145507 - Encontrar uma posição confortável para o pranaiama


Há quem considere certas posições mais «adequadas» ao pranaiama e à meditação. Sejamos práticos: a melhor posição é aquela que lhe for mais confortável, desde que mantenha a cabeça, a coluna e o pescoço alinhados. Qualquer esforço fluirá pelo corpo prejudicando a respiração, por isso é importante sentir-se confortável.

O pranaiama está ao alcance de toda e qualquer pessoa. Ser capaz de respirar é o seu único requisito. Se estiver doente ou fisicamente debilitado, pratique o pranaiama deitado. Ou, melhor ainda, flita os joelhos e aproxime-os do tórax. Afaste os pés à largura das ancas e vire os dedos para dentro. Esta posição é extremamente confortável, e nela terá menos probabilidade de adormecer. Se sentir o sono espreitar, afaste os joelhos. A posição clássica, o Padmasana – Posição do Lótus – em que se cruzam as pernas e os pés repousam sobre as coxas, só é aconselhável se for extremamente flexível nas ancas. Quando as ancas ficam tensas, há risco de uma lesão nos joelhos. As maiorias dos ocidentais, habituados a sentarem-se em cadeiras, em vez de no chão com as pernas cruzadas, precisam de dedicar umas horas a exercitar a abertura das ancas, antes de conseguirem sentar-se confortavelmente no Padmasana.

[two_columns]
[column1]

[h2_with_line]Sukhasana: posição fácil e confortável[/h2_with_line]

Cruze os tornozelos, depois afaste os pés, de modo a que fiquem sob os joelhos. Para sentar-se e ficar confortável nesta posição, os joelhos devem ficar ao nível, ou ligeiramente abaixo, das ancas. Se os joelhos ficarem bem mais altos do que as ancas, ou se a parte superior do corpo ficar inclinada para trás, sente-se sobre almofadas, tantas quantas precisar.

posicao confortavel pranaiama 1

[/column1]

[column2]
Ioga Pranaiama Sukhasana

[/column2]

 

[/two_columns]

[h2_with_line] [/h2_with_line]

[two_columns]
[column1]

Ioga Pranaiama Vajrasana

[/column1]
[column2]

[h2_with_line]Vajarasana: posição firme[/h2_with_line]

Sente-se sobre os calcanhares e junte os joelhos e os tornozelos. Ao distribuir o peso do corpo, os tornozelos terão tendência a afastarem-se. Aproxime-os o mais possível. Se estiver sobre uma superfície dura, pode ser agradável colocar uma almofada debaixo das pernas.

posicao confortavel pranaiama 2

[/column2]
[/two_columns]

[h2_with_line] [/h2_with_line]

[two_columns]
[column1]

[h2_with_line]Swastikasana: posição de pernas flectidas[/h2_with_line]
Sentado no chão, flita a perna direita de modo a que o calcanhar toque no períneo. Ponha o calcanhar esquerdo à frente do direito. Os joelhos repousarão melhor no chão do que no Sukhasana, mas, ainda assim, aumente o seu conforto sentando-se numa almofada ou cobertor dobrado.

posicao confortavel pranaiama 3

[/column1]

[column2]

Ioga Pranaiama Swastikasana

[/column2]
[/two_columns]

[h2_with_line] [/h2_with_line]

[two_columns]
[column1]

[/column1]
[column2]

[h2_with_line]Sentar-se numa cadeira[/h2_with_line]
Escolha uma cadeira com um assento firme. Sente-se direito, ombros alinhados com as ancas, sem se recostar. As pessoas mais baixas podem, por exemplo, apoiar os pés num cobertor enrolado. Faça um rolo com um cobertor dobrado e coloque-o sobre os joelhos. Pouse as mãos sobre o rolo, com as palmas viradas para cima.
Deste modo, os cotovelos farão ângulos rectos além de que esta altura extra dará suavidade às palmas. Este rolo pode ser usado em qualquer das posições de sentado.

posicao confortavel pranaiama 4

[/column2]
[/two_columns].