Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Gomukhasana – Posição da vaca

7



Gomukhasana – Posição da vaca

Dica

Se o joelho de cima ficar muito levantado, sente-se sobre um cobertor dobrado.

Este ássana é ideal para aliviar a tensão nas ancas e nos ombros. Os ássanas que dão mais luta são normalmente aqueles que nos trazem mais benefícios.

1 Sente-se no chão com as pernas para a frente e os joelhos flectidos para cima. Coloque a mão direita sob a coxa, para agarrar o tornozelo esquerdo e pô-lo ao lado da anca direita, Levante o pé direito e coloque-o ao lado da anca esquerda. Na posição final, o joelho direito ficará por cima do joelho esquerdo.

posicao vaca 1

2 Levante bem o braço esquerdo. Girando a partir do ombro, volte o lado do dedo mindinho para a frente. Estique-se a partir da anca esquerda até às pontas dos dedos, dobre o cotovelo e baixe o antebraço para trás.
Segure o cotovelo com a mão direita e respire várias vezes enquanto tenta baixar um pouco mais a mão esquerda. Agora, baixe o braço direito. Vire-se a partir do ombro, de modo a voltar o polegar para trás. Flita o braço para juntar as mãos. Abra o tórax e estique o tronco durante 10-15 respirações. Certifique-se de que mantém a cabeça direita e não a inclina para baixo ou para os lados.

posicao vaca 2

3 Se tem ombros tensos, use um cinto macio para coordenar os movimentos das mãos.

4 Em alternativa, ponha o tornozelo direito sobre o joelho esquerdo. Isto ajuda a libertar tensão das ancas.

posicao vaca 3.