Janu Sirsasana – Posição da cabeça sobre o joelho

yoga an janu - Janu Sirsasana - Posição da cabeça sobre o joelho


Simplifique este ássana dividindo-o em dois momentos. Execute-o ao preparar-se para o Paschimottanasana, alongando uma perna de cada vez.
 
1
Sente-se no chão e estique as pernas para a frente. Flita a perna direita para o lado, de modo a que o calcanhar fique junto da virilha e a 3 cm de distância da coxa esquerda.
Não deixe os dedos do pé deslizar para debaixo da coxa. Estique bem o calcanhar esquerdo para a frente de modo a que o joelho e os dedos do pé fiquem virados para cima.
 
2
Esta posição será mais fácil se executar primeiro uma torção.
Ponha a mão esquerda atrás das costas e a mão direita sobre a zona lateral do joelho esquerdo. Faça uma torção para a esquerda durante algumas respirações.
 posicao cabeça joelho 1
3
Destroça-se ligeiramente e endireite o esterno, de modo a que ele fique sobre a coxa esquerda. Inspire e alongue-se desde o osso púbico até à base da garganta. Expire e flita-se para a frente Estique a mão esquerda e agarre a canela, o lado do pé ou a planta do pé com o punho esquerdo. Use os braços para esticar mais o tronco sobre a coxa direita.
 
4
Se se sentar sobre um cobertor dobrado, flectir se-à mais. Enrole um cinto macio à volta da planta do pé para conseguir um alinhamento mais correto nas flexões para a frente.
posicao cabeça joelho 2

.