Nadi Shodhana Pranayama – Respiração nasal alternada

pranayama picture - Nadi Shodhana Pranayama - Respiração nasal alternada


Dica

Pratique a respiração alternativa antes de se deitar, para adormecer mais depressa. Ao inspirar, repare como os pulmões se enchem de ar, de baixo para cima, mesmo abaixo da clavícula.

Intensifique

Quando apurar a técnica de respiração, faca um exercício de contagem. Inspire e expire durante um período de seis batidas. Quando estiver à vontade com este ritmo, aumente-o para oito batidas. Deve ser sempre um ato natural, nunca forçado.
O esforço é contraproducente no pranaiama; se se sentir em esforço, reduza as batidas. A contagem iguala a duração das inspirações e das expirações e obriga a mente a concentrar-se no exercício e a tornar-se imune a distracções.

Este pranaiama é inestimável a vários níveis – físico, mental e espiritual – por ser uma purificação (shodhana) dos canais de energia subtil (nadis) e equilibrar duas vias prânicas. Como contribui para equilibrar o sistema nervoso e acalma a mente, é ideal em momentos de tensão ou confusão.

[separator color=” thickness=” up=” down=”]

[unordered_list style=’circle’]

respiraçao nasal alternada

  • Sente-se confortavelmente com os olhos fechados. Junte o polegar e o dedo médio na palma da mão direita.
  • Inspire profundamente pelo nariz. Tape a narina direita com o polegar da mão direita e expire profundamente pela narina esquerda.
  • Inspire pela narina esquerda. Tape a narina esquerda com os dedos anelares e mindinho, solte o polegar e expire pela narina direita, de modo a que o ar flua num ritmo constante.
  • Inspire pela narina direita. Tape a narina direita e destape a narina esquerda para expirar.
  • Inspire pela narina esquerda para expirar pela direita. Cada inspiração e expiração devem ter, do início ao fim, o mesmo ritmo de fluxo de ar nas narinas.
  • Inspire pela narina direita, expire pela esquerda. O ritmo do fluxo de ar no final da expiração deve ser igual ao do início da expiração.
  • Inspire pela narina esquerda, expire pela narina direita.
  • Inspire e termine com uma expiração pela narina esquerda.
  • Baixe a mão e realize todas as respirações, mais fáceis, que achar convenientes. Deleite-se na quietude. Quando estiver preparado, inicie outra sequência.

respiraçao nasal alternada respiraçao nasal alternada2

[/unordered_list]

Dica

Para aprender a manter a respiração regular, retenha a imagem de um pires de cinzas debaixo do nariz. Se inspirar com muita forca, inalará as cinzas. Se expirar com muita força, elas voarão para cima de si.

Uma sequência é composta por três inspirações em cada narina, e começa e termina com uma expiração na narina esquerda. Para não se perder na contagem, use o polegar e os restantes dedos da mão esquerda. Realize 5 sequências e descanse o braço direito o tempo que precisar. Por fim, relaxe com o Savasana.
Durante o exercício, mantenha o cotovelo direito erguido, para não inclinar a cabeça para um lado ou exercer pressão sobre o tórax e impedir que os pulmões se encham de ar. É comum sentir-se uma narina mais aberta que a outra. Esta sensação varia ao longo do dia.

respiraçao nasal alternada 3.


Comentários