Nadi Shodhana Pranayama – Respiração nasal alternada
Dica |
---|
Pratique a respiração alternativa antes de se deitar, para adormecer mais depressa. Ao inspirar, repare como os pulmões se enchem de ar, de baixo para cima, mesmo abaixo da clavícula. |
Intensifique |
---|
Quando apurar a técnica de respiração, faca um exercício de contagem. Inspire e expire durante um período de seis batidas. Quando estiver à vontade com este ritmo, aumente-o para oito batidas. Deve ser sempre um ato natural, nunca forçado. O esforço é contraproducente no pranaiama; se se sentir em esforço, reduza as batidas. A contagem iguala a duração das inspirações e das expirações e obriga a mente a concentrar-se no exercício e a tornar-se imune a distracções. |
Este pranaiama é inestimável a vários níveis – físico, mental e espiritual – por ser uma purificação (shodhana) dos canais de energia subtil (nadis) e equilibrar duas vias prânicas. Como contribui para equilibrar o sistema nervoso e acalma a mente, é ideal em momentos de tensão ou confusão.
[separator color=” thickness=” up=” down=”]
[unordered_list style=’circle’]
- Sente-se confortavelmente com os olhos fechados. Junte o polegar e o dedo médio na palma da mão direita.
- Inspire profundamente pelo nariz. Tape a narina direita com o polegar da mão direita e expire profundamente pela narina esquerda.
- Inspire pela narina esquerda. Tape a narina esquerda com os dedos anelares e mindinho, solte o polegar e expire pela narina direita, de modo a que o ar flua num ritmo constante.
- Inspire pela narina direita. Tape a narina direita e destape a narina esquerda para expirar.
- Inspire pela narina esquerda para expirar pela direita. Cada inspiração e expiração devem ter, do início ao fim, o mesmo ritmo de fluxo de ar nas narinas.
- Inspire pela narina direita, expire pela esquerda. O ritmo do fluxo de ar no final da expiração deve ser igual ao do início da expiração.
- Inspire pela narina esquerda, expire pela narina direita.
- Inspire e termine com uma expiração pela narina esquerda.
- Baixe a mão e realize todas as respirações, mais fáceis, que achar convenientes. Deleite-se na quietude. Quando estiver preparado, inicie outra sequência.
[/unordered_list]
Dica |
---|
Para aprender a manter a respiração regular, retenha a imagem de um pires de cinzas debaixo do nariz. Se inspirar com muita forca, inalará as cinzas. Se expirar com muita força, elas voarão para cima de si. |
Uma sequência é composta por três inspirações em cada narina, e começa e termina com uma expiração na narina esquerda. Para não se perder na contagem, use o polegar e os restantes dedos da mão esquerda. Realize 5 sequências e descanse o braço direito o tempo que precisar. Por fim, relaxe com o Savasana.
Durante o exercício, mantenha o cotovelo direito erguido, para não inclinar a cabeça para um lado ou exercer pressão sobre o tórax e impedir que os pulmões se encham de ar. É comum sentir-se uma narina mais aberta que a outra. Esta sensação varia ao longo do dia.
eu gosto muito de faser yoga quero a prender mais