Paschimottanasana – Inclinação para a frente sentado

149568 425x283 staff pose2 - Paschimottanasana - Inclinação para a frente sentado


Dica

O ioga não se pratica com impulsividade, execute lentamente os ássanas para ganhar consciência das suas acções, reacções intenções e pensamentos. Dê tempo de reacção ao corpo entre posições.

Por tradição, o lado poente do corpo está relacionado com as costas e o Eu exterior. Nesta sequência, use a visualização quando se flectir para o lado nascente do corpo, o Eu interior.

[separator color=” thickness=” up=” down=”]
[dropcaps style=’bold’]1[/dropcaps]
Sente-se calmamente e pense no que gostaria de mudar na sua vida. Talvez menos ódio, agressão ou inveja a tornassem melhor. Ou o término de um problema de saúde, de sentimentos de indecisão, de dúvida, da preguiça. Concentre-se nessas alterações e inspire para levantar as mãos até ao tórax.

inclinacao frente sentado 1

 

 

 

inclinacao frente sentado 2

[separator color=” thickness=” up=” down=”]
[dropcaps style=’bold’]2[/dropcaps]
Agora, estique e empurre as mãos para lá dos pés. Inspire ao erguer os braços de modo a formar um arco amplo, e expire para afastar do seu corpo e da sua vida o que não deseja. Repita seis ciclos de limpeza, ou tantos quantos considerar necessário.

inclinacao frente sentado 3

[separator color=” thickness=” up=” down=”]
[dropcaps style=’bold’]3[/dropcaps]
Agora, pare e pense no que quer trazer para a sua vida. Mais compaixão e entusiasmo? Amor, alegria ou humildade? Verdade, satisfação, sabedoria?

inclinaçao frente sentado 3

[separator color=” thickness=” up=” down=”]
[dropcaps style=’bold’]4[/dropcaps]
Inverta o fluxo. Comece com as mãos nos pés e erga as palmas das mãos junto ao corpo, para incorporar esses atributos na sua vida. Recoste-se, levante os braços, expire e incline-se para a frente. Inspire e incorpore novamente esses atributos na sua vida. Repita seis ciclos, ou mais se o entender.

inclinaçao frente sentado 5

[separator color=” thickness=” up=” down=”]
[dropcaps style=’bold’]5[/dropcaps]
Prepare-se para executar a posição final. Agarre rios pés, tornozelos ou canelas. Inspire e levante o tórax de modo a que o tronco fique direito. Expire para flectir se para a frente. Nesta posição, as suas costas estão viradas para o que não deseja, pelo que pode incorporar na sua vida os atributos que almeja. Repita 10-15 sequências, respirando profunda e lentamente.

inclinaçao frente sentado 6.