Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Pausa para relaxar

content_19866



Pausa para relaxar

Dica

O Uttanasana e o Adho MuKha Svanasana são úteis para a concentração.

Realize estas posições para relaxar e se regenerar durante a prática de ioga ou ao longo do dia. Ao alternar a prática do ássana com estas posições terá mais serenidade para atender às reacções do corpo.

 

Balasana: posição da criança

Sente-se sobre os calcanhares e junte os joelhos. Flita-se para a frente, apoiando o tronco nas coxas. Pouse a testa e repouse os antebraços no chão. Relaxe os ombros, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Em alternativa, junte os dedos grandes dos pés enquanto afasta os joelhos, e estique os braços para a frente. Se tem hipertensão, ou se não conseguir encostar as nádegas aos calcanhares, ajuste a posição. Cerre os dois punhos e repouse a testa em cima deles.

A posição da criança

Yoga Viparita Karani

Viparita Karani: posição invertida reparadora

Viparita Karani significa à letra «contracorrente», como acontece quando a circulação normal nas pernas é invertida. Pratique-a 15 minutos por dia se tiver varizes. Também pode repousar nesta posição sem os cobertores.
Dobre quatro vezes dois ou três cobertores e coloque-os a 8 cm da parede. Sente-se de lado sobre eles e junte uma anca à parede. Incline-se para trás apoiando-se nas mãos. Estique as pernas pela parede acima, juntando as nádegas à parede. Levante a cabeça e certifique-se de que o tronco está perpendicular à parede. Disponha os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos viradas para cima. Mantenha-se em silêncio, com os olhos fechados, concentrado no ritmo da sua respiração.

Makrasana: posição do crocodilo

Uma ligeira pressão na testa relaxa o lobo frontal do cérebro e ajuda a serenar. Deite-se com o rosto virado para baixo e as pernas bem afastadas. Vire os dedos dos pés para fora. Dobre os cotovelos 15 cm à frente dos ombros. Envolva os cotovelos com as mãos e pouse a testa nos antebraços. Descontraia o pescoço. Com o tórax encostado ao chão, a parte superior do corpo retroflecte-se suavemente. Se necessário, ajuste os cotovelos para a frente ou para trás, de modo a encontrar uma posição mais confortável. Concentre-se na suave sensação de expansão do abdómen a cada respiração.

Makrasana

.