Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Posição do gato

91737318mat-20111229-120428



Posição do gato

Dica

Concentre-se num vértebra durante várias sequências. Visite-a interiormente, para perceber como ela funciona.

Este ássana permite ganhar flexibilidade e consciência de toda a coluna. Ao sincronizar movimentos e respiração, exercitará a concentração e manterá um ritmo respiratório regular.

1 Ponha-se de gatas. Alinhe os joelhos pelas ancas e as mãos pelos ombros. Posicione as mãos de modo a que os dedos médios se estiquem bem para a frente. Nesta posição neutra, fixe o olhar no espaço entre as mãos.

Posição do Gato no Ioga(Yoga)
posicao do gato 1
2 Inspire, olhe em frente e curve a coluna para baixo. Acentue a curva na parte inferior da coluna e levante o cóccix. Mantenha a parte de trás do pescoço esticada quando virar o rosto para cima. Sem descair os ombros, empurre o esterno para a frente e para cima.

Posição do gato - inspiração
posicao do gato 2
3 Ao expirar, comprima a pélvis e arredonde as costas. A parte superior das costas tende naturalmente a arquear por isso curve também a parte inferior das costas. Empurre as vértebras para o alto e sinta as omoplatas afastarem-se Assente bem as palmas das mãos no chão. A terminar a expiração, desloque o queixo na direcção do esterno. Repita 10 vezes, arqueando-se e curvando ao ritmo da respiração. Para acentuar a curvatura, mova as mãos 8 cm para a frente.

Posição do Gato - Expiração
posicao do gato 3

.