Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Prasarita padottanasana – Posição de mãos aos pés

figura_depressao4



Prasarita padottanasana – Posição de mãos aos pés

Pensamento Ioguico

Existem dois géneros de posições: conscientes e inconscientes. Se trabalhar com consciência aprofundará a prática de modo consistente.

Neste movimento de torção comece por respirar. Procure adaptar o movimento à respiração em vez de a respiração ao movimento.

1

De pé, com os pés bem afastados, expire e flita-se para a frente. Assente a palma da mão esquerda no solo, directamente por baixo do esterno, e estique o braço.

posicao maos aos pes 1

2

Numa inspiração suave e profunda, levante a mão direita até ficar alinhada com o braço esquerdo. Siga o movimento do polegar direito com os olhos. Sincronize o movimento de modo a que a inspiração termine no momento em que acabar de levantar a mão.

3

Faça uma breve pausa de modo a preparar-se para sincronizar o fim de uma expiração com o movimento final de descida da mão até ao chão. Repita o exercício ao contrário. Mantendo o fluxo respiratório regular, inspire até levantar completamente a mão esquerda e expire vagarosamente até a mão tocar no solo. Repita seis sequências.

posicao maos aos pes 2

4

Na sequência final, deixe o braço de cima esticado. Sinta o alongamento da coxa oposta a esse braço. Aumente a torção na cintura esticando ainda mais o braço para cima, e respire cinco vezes profundamente.

posicao maos aos pes 3

5

Erga-se e descanse se necessário, depois retome a posição de pernas afastadas. Assente as duas palmas das mãos no chão, à largura dos ombros, e incline-se para a frente na posição de «mãos aos pés». Flita os cotovelos, coloque as mãos atrás das pernas, e respire dez vezes. Inspire para desfazer a posição.

posicao maos aos pes 4.