Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Sarvangasana – Apoio sobre os ombros

figura_sarvangasana-20130219-113234



Sarvangasana – Apoio sobre os ombros

O apoio sobre os ombros estimula a circulação nas glândulas tiróide e paratiroide, e a irrigação sanguínea no cérebro. Pratique este ássana durante vários minutos para desfrutar plenamente dos seus efeitos calmantes.
 
1
Dobre três cobertores de modo a formar um rectângulo  Deite-se de costas, pouse a cabeça no chão e os ombros a 5 cm da extremidade dos cobertores.
apoio ombros
 
2
Com um impulso mínimo e grande força abdominal, erga as pernas e as ancas. Apoie o tronco com as mãos. Ajuste a posição aproximando as omoplatas, de modo a que, ao levantar as pernas, o peso se concentre na parte superior dos ombros. Aproxime os cotovelos. Erga as pernas para cima.
 
3
Mantenha sempre o pescoço direito: o corpo apoia-se nos ombros, não no pescoço – nunca o vire para os lados. Vai ter a sensação de que os músculos do pescoço estão a suportar muito peso, mas tente ainda assim relaxá-los. Peça a um amigo para verificar se os músculos de ambos os lados do pescoço se encontram tensos. Vermelhidão ou tensão no rosto são sinais para desfazer o ássana e repousar. Permaneça na posição um a dez minutos.
equilibrio ombros 2
 
4
Para descer as pernas, dobre-se à altura das ancas e deixe as pernas descair por cima da cabeça. Tire as mãos das ancas e baixe vagarosamente as pernas. Uma vez deitado, vire a cabeça para a esquerda e para a direita, para descontrair o pescoço.
Retire-se dos cobertores, flita os joelhos na direcção do tórax e balouce-se lentamente para os lados. Aprecie os efeitos do ássana no corpo. O Matsyasana, uma torção ou uma flexão para a frente são agradáveis após o Sarvangasana.

.