Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Savasana – Posição do cadáver

Savasana



Savasana – Posição do cadáver

Pensamento Ióguico (Yóguico)

Lembre-se de que o ioga não se resume a exercícios de postura. Aprofunde a prática de ioga: integre-o na sua vida, tornando-se mais consciencioso e atento.

Itensifique

A tensão muscular exponencia o nível de consciência. Trabalhe com o corpo todo: crie tensão em várias zonas durante uns segundos, para relaxar mais profundamente.
Embora esta posição pareça o mais fácil ássana ióguico, é, na verdade, dos mais difíceis de dominar porque a mente tem de se manter concentrada enquanto o corpo descontrai.

Relaxe pelo menos 5 por cada 30 minutos de prática de ássanas. Peça a um amigo para lhe ler esta técnica pausadamente.

1 Deite-se de costas, com as pernas ligeiramente afastadas e os pés descaídos para os lados. Afaste as mãos das ancas, vire as palmas para cima e descontraia os dedos. Levante a cabeça e confirme se os lados esquerdo e direito do corpo se encontram simétricos. Baixe a cabeça e feche os olhos.

posicao cadaver

2 Durante cinco a dez minutos descontraia todas as partes do corpo. Percorra-o, das pontas dos dedos dos pés à nuca, com a mente. Concentre-se em toda e qualquer parte dele: onde houver tensão, elimine-a.
3 Agora, concentre-se no rosto e no couro cabeludo. Relaxe a boca, abrindo ligeiramente os lábios.
Afaste a língua do céu-da-boca e deixe-a flutuar ao centro. Sinta os músculos do maxilar a descontrair. Ao relaxar os olhos, deixe os globos oculares deslizarem para trás.
Liberte-se da tensão nas pálpebras e na testa. Suavize a pele do rosto, alisando e apagando as linhas de expressão.
4 Agora, com todas as partes do seu corpo relaxadas, fique perfeitamente imóvel até completar o relaxamento. Tal como na meditação, qualquer distracção exterior irá perturbar o seu mundo anterior.
Mantenha a mente atenta e concentre-se nas sensações do corpo. Deixe o seu corpo entregue à quietude. Dê permissão ao seu corpo emocional para fazer o mesmo. A cada expiração, sinta um relaxamento mais profundo, o corpo mais pesado, como se estivesse a afundar-se em terras quentes.
A inspiração está a distribuir força vital por todas as células do corpo. Quanto mais concentrar a mente neste processo, mais profundamente conseguirá relaxar..