Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Sukhasana Twisf – Torção fácil

263-fam-marichyasana-1



Sukhasana Twisf – Torção fácil

Dica

Quando a coluna libertar tensão e alongar para cima, a torção atenuar-se-á mas com efeitos mais benéficos do que se não a alongasse.

Este ássana, aparentemente simples, ensina-nos muito sobre o modo correto de executar uma torção.

1 Sente-se com as pernas cruzadas. Pouse a mão esquerda no joelho direito e a mão direita atrás da nádega.

2 A acção de torção correta começa na base da coluna. Aprenda a exercitar-se por segmentos, para sentir o avanço progressivo da torção pela coluna acima.

3 Pressione os dedos contra o chão e inspire para se endireitar. Para iniciar a torção, expire, e gire os músculos abdominais inferiores para a direita. Na expiração seguinte, gire os músculos abdominais intermédios para a direita. Visualize uma espiral ascendente de energia. De cada vez que inspirar, sinta o alongamento da espinha para cima, e, a cada expiração, acentue a torção. Envolva os músculos abdominais superiores na torção.

4 Respirando pelo menos uma vez por segmento, vire as costelas para a direita, usando os braços para ajudar na torção. Depois expire e rode os ombros. Mantenha a cabeça virada para a frente, pois nesta posição o corpo sente mais segurança para acentuar a torção. Por fim, vire a cabeça para a direita de modo a encontrar a melhor posição para o pescoço. Permaneça assim cinco a dez respirações, deixando que a energia gire para cima, antes de desfazer a torção.

5 Deleite-se por uns momentos com os efeitos da torção no abdómen, costelas, no resto do seu corpo e na mente. Faça a torção para o outro lado, depois reveze o cruzamento das pernas e repita a sequência.

6 Não curve a espinha nem empurre as costelas flutuantes para diante. Mantenha as costas direitas, de modo a que a cabeça e o pescoço fiquem alinhadas com a pélvis. Os dois ombros, e as orelhas, devem ficar à mesma distância do chão.

torcao facil.