Aprenda Exercicios de Yoga para Iniciantes

Ujjayi pranayama

Pranayamaujjayi-pranayama_md4



Ujjayi pranayama

Dica

Este exercício de respiração deve ser o mais pacato possível. Não se esforce, caso contrário os pulmões, o diafragma e o sistema nervoso sofrerão alterações que prejudicam o resto do corpo e a mente. A respiração regular causa um temperamento regular. Acompanhe mentalmente todo o percurso da sua expiração. Não deixe que o tédio condicione a sua percepção dela. E seja paciente: não se precipite para uma nova inspiração antes de expirar completamente o ar.

O Ujjayi pranayama, ou respiração vitoriosa, controla o fluxo de ar que entra nos pulmões tornando a respiração mais regular, profunda e prolongada. Além disso, ao aumentar o oxigénio no organismo, purifica e nutre toda e qualquer célula.

Respirar com esta técnica é como beber ar através de uma palhinha. A glote na faringe, ao fundo da boca, encontra-se parcialmente fechada. Quando o ar passa na laringe, produz-se uma fricção que aquece o organismo. Este aquecimento leva o corpo a alongar-se mais profundamente nos ássanas, razão porque o Ujjayi é a forma ideal de respirar durante a prática de ioga. Quando estiver sentado, exercite a técnica Ujjayi durante 10-20 respirações. Faça as pausas que achar necessárias e termine com o Savasana. Quando se sentir mais à vontade nesta técnica de respiração, pratique-a ao longo de toda a sessão de ássanas.

  1. Sente-se confortavelmente e expire várias vezes, pronunciando um longo «haaaa».
  2. Feche a boca a meio da expiração, mas continue a produzir o som «haaaa» com os lábios fechados. O som tornar-se-à suave e gutural, pelo que pode senti-lo na laringe. Será muito semelhante ao do mar. Para confirmar se está a emiti-lo bem, tape os ouvidos com as palmas das mãos e escute o som interior.
  3. Abra novamente a boca e emita este «haaaa» respirando para dentro. Feche a boca a meio da respiração, para prolongar a fricção suave na garganta. Mais uma vez, o som assemelhar-se-à ao mar.
  4. Continue a emitir o «haaaa» interno, inspirando e expirando pelo nariz. Mão é necessário respirar com barulho ou agressividade. Esta respiração é naturalmente suave e praticamente inaudível. Embora o som possa ser ouvido por alguém que esteja por perto, não é necessário encher a divisão onde estiver com ele. A qualidade da técnica de respiração Ujjayi não se mede pelo volume, mas pela duração e persistência. Procure concentrasse na persistência que a respiração lhe dá. Cada inspiração prolonga-se de forma fluída enchendo os pulmões profundamente. Da mesma maneira, o fluxo de ar que passa pelas narinas deve ser lento e constante ao longo de toda a respiração para fora.

Ujjayi pranayama.